Mini Tartes de Pêssego e Ameixa (ou não tão mini assim...)

Mais um jantar em família e a sobremesa não podia faltar. Dificilmente tenho algo doce em casa mas quando tenho visitas não dispenso este pequeno prazer no final da refeição.
Andava já há algum tempo a magicar umas pequenas tartes individuais que pudesse colocar numa caixa e levar para a praia, um piquenique ou mesmo para um pequeno-almoço "em andamento".
Estas acabaram por não ser assim tão mini. Consegui que ficassem relativamente individuais mas tenho que trabalhar no molde.

Quanto à combinação de sabores, que não é assim tão original, veio da necessidade de usar umas ameixas bem vermelhas que estão finalmente no ponto e eu sem saber o que fazer com elas, e de uma vontade súbita e sem explicação de comer uma tarte de pêssego. Súbita e sem explicação porque eu não nunca gostei de pêssegos..


Mistérios à parte resolvi utilizar uma pâte brisée como base. É uma base bastante neutra que por acaso tinha congelada há espera de se transformar numa quiche (lá vou eu ter que fazer mais massa), mas que por ser neutra serve perfeitamente para uma tarte doce.

Para a massa:
2 1/2 canecas de farinha
1 c. chá de sal
1 c. chá de açúcar
230g de manteiga (ou margarina)
água fria q.b. cc de 4 ou 6 c. de sopa

Aconselho a que utilizem um robot de cozinha que torna o processo de esfarela a manteiga na farinha muito mais rápido.
Basta misturar todos os ingredientes secos e manteiga no robot e pulsar uns segundos até que a manteiga esteja em pedaços bem pequenos. Juntar então as colheres de água uma a uma enquanto vai pulsando o robot. Quando a massa já não se pegar à tigela do robot a massa está pronta.
Neste momento é só moldar uma bola e refrigerar a massa por cerca de uma hora ou congelar. Esta receita dá para duas bases por isso eu congelo sempre uma para utilização posterior.


Para o recheio
3 pêssegos
2 ameixas pretas
açúcar a gosto (eu gosto da acidez das ameixas e pus muito pouco)
canela a gosto


Depois da massa refrigerada pré-aquecer o forno nos 250º. O segredo de uma boa massa de tarte (dizem) é ser feita com ingredientes gelados e ser cozinhada num forno bem quente.
Estender a massa e coloca-la numa tarteira ou em mini tarteiras. !Não esquecer de picar o fundo da massa! Colocar o recheio e levar ao forno. Baixar a temperatura para os 200º e deixar cozinhar cerca de 20min para a base grande. Uns 10 ou 15min para as individuais. Quando a massa estiver dourada e a fruta tiver formado um caramelo natural está no ponto.


Bom Apetite

0 comentários:

Enviar um comentário