Nunca tinha feito açorda. Nunca tinha comido açorda mas hoje não sei bem porque achei que era a maneira perfeita de aproveitar um resto de pão da semana passada.
A receita foi feita lendo várias receitas e não utilizando nenhuma em especifico.
Acho que para primeira vez não ficou nada mal. De aspecto parece-me uma verdadeira açorda mas falta-lhe qualquer no sabor. Acho que para a próxima vou ter que lhe juntar mais qualquer coisa..

Ingredientes:
1 posta de bacalhau
2 papo-secos ou qualquer outro pão velho
1 dente de alho
1 ovo
azeite
oregãos

Cozer o bacalhau. Depois de cozido limpar de peles e espinhas. Aproveitar alguma da água de cozer o bacalhau para demolhar o pão.
Numa panela refogar o alho no azeite e juntar o bacalhau.
Depois de bem envolvido juntar o pão e água e deixar que a alguma da água evapore. Temperar de sal e pimenta se for necessário.
Por fim juntar o ovo e escalfa-lo ou mistura-lo para que cozinhe no calor.
Polvilhar com alguns oregãos e servir.


Bom Apetite.
Na continuação das festividades preparei um jantar para alguns amigos sobre o qual quero partilhar uma massa de pizza que recebeu todos os elogios da noite e uma versão de molho bechamel que utilizei no prato principal.

Da massa da pizza não posso receber qualquer crédito pois utilizei uma receita do Jamie Oliver que está disponivel aqui e à qual apenas juntei uma quantidade agradável de oregãos.

Para o molho bechamel (que eu adorei) utilizei a receita que já aqui partilhei mas depois da manteiga derretida em vez de juntar logo a farinha juntei primeiro 2 dentes de alho grandes espremido, para que liberte bem os óleos e deixei aquecer na manteiga. Atenção para que não frite ou terá um ligeiro sabor de queimado.

Este bechamel utilizei para envolver massa que levei depois a gratinar.

Esta semana que passou foi semana de festa cá em casa. O meu F fez anos e aniversário sem bolo não é aniversário certo?
Decidi fazer-lhe um bolo de limão e segui uma receita que tinha guardada já à algum tempo à espera de uma oportunidade.
Mas não fiquei satisfeita com o resultado que estava a obter, porque a massa estava muito pesada enquanto a fazia e fiz algo que nunca tinha feito. Aventurei-me a alterar uma receita de um doce e só tenho a dizer que o resultado final foi fantástico. Um cheiro a limão que encheu toda a casa e um sabor que para mim não podia ser melhor.
Aqui vou colocar apenas a receita alterada.

ingredientes:

115g de manteiga sem sal ou margarina
1 caneca de açúcar
sumo de 2 limões grandes (tive a sorte de puder usar uns caseiros)
raspa de 1 limão
3 ovos
1 chávena de leite
2 canecas de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de sal

doce de mirtilo para rechear

Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata a manteiga com o açúcar até estarem em creme. Junte as gemas, uma de cada vez e bata bem entre cada adição. Junte a raspa e o sumo dos limões e volte a misturar. Adicione também o leite.
Por fim junte alternadamente a mistura de farinha, fermento e bicarbonato peneirados, e as claras batidas em castelo.

Unte uma forma de fundo amovível com margarina e farinha e leve a assar durante 30min a 200º ou até que um palito inserido no meio saia seco.

Deixe o bolo arrefecer e abra-o ao meio e barre com doce de mirtilo.


Bom Apetite.
Descobri recentemente um blog (lacucinetta), que entretanto já devorei de uma ponta à outra, e que me fez ter uma vontade gigantesca de fazer pão em casa. De fazer massa em casa. De fazer, tanto quanto puder, tudo o que comemos cá em casa de raiz.

Depois de muita pesquisa, a semana passada fiz a minha primeira tentativa. Ficou bom. Mas não ficou aquilo de que estava a espera. A casa não foi inundada pelo cheiro de pão quente. O pão em si ficou com um sabor ligeiramente azedo, consequência já descobri, de levedura a mais, e não ganhou aquela crosta crocante que sabe tão bem.

Mas não desisti. Resolvi experimentar outra receita. Descobri o Artisan Bread que é tudo o que podia querer. Fácil, rápido e a massa aguenta-se no frigorífico pronta a usar durante duas semanas.

Neste momento tenho um pãozinho no forno. Por toda a casa sinto o cheiro do pão quente e se tudo correr bem este terá uma bela crosta quando sair.

A receita está disponivel em vário sítios. Inclusive no site oficial artisanbreadinfive.com está disponivel a ligação ao vídeo Youtube com o passo-a-passo.

De qualquer forma aqui fica:

1,5 colher (sopa) de levedura - uso Ramazzotti
1 colher (sopa) de sal grosso
700ml de água
1kg de farinha - qualquer farinha serve

Num recipiente de plástico com pelo menos 4L colocar a levedura, o sal e a água. Misturar bem para dissolver o sal. Juntar a farinha e misturar com uma colher de pau até já não haver farinha nas paredes do recipiente.

Deixar levedar 2 horas tapado em temperatura ambiente.
Depois destas duas horas a massa está pronta a ser utilizada ou a ser colocado no frigorífico até duas semanas.

Para utilizar basta polvilhar farinha na massa e retirar a quantidade que for utilizar. Não se deve amassar esta massa. Basta puxar a massa para baixo criando uma bola de superfície lisa.
Polvilha-se um tabuleiro com farinha e coloca-se a bolo a levedar cerca de 40min.

Pré-aquece-se o forno na temperatura máxima para que o pão ganha crosta. Coze-se durante 30min.

Bom Apetite.




*** um pequeno update: já o tirei do forno. O cheiro é inebriante! A cor está linda. A crosta está super crocante e a textura é perfeita. Macia, fofinha... E o sabor? Que nem pãozinho de padaria! Ai.. (suspiro) vale bem a pena fazer pão em casan hein?