Bolo de Limão Perfumado


Esta semana que passou foi semana de festa cá em casa. O meu F fez anos e aniversário sem bolo não é aniversário certo?
Decidi fazer-lhe um bolo de limão e segui uma receita que tinha guardada já à algum tempo à espera de uma oportunidade.
Mas não fiquei satisfeita com o resultado que estava a obter, porque a massa estava muito pesada enquanto a fazia e fiz algo que nunca tinha feito. Aventurei-me a alterar uma receita de um doce e só tenho a dizer que o resultado final foi fantástico. Um cheiro a limão que encheu toda a casa e um sabor que para mim não podia ser melhor.
Aqui vou colocar apenas a receita alterada.

ingredientes:

115g de manteiga sem sal ou margarina
1 caneca de açúcar
sumo de 2 limões grandes (tive a sorte de puder usar uns caseiros)
raspa de 1 limão
3 ovos
1 chávena de leite
2 canecas de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de sal

doce de mirtilo para rechear

Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata a manteiga com o açúcar até estarem em creme. Junte as gemas, uma de cada vez e bata bem entre cada adição. Junte a raspa e o sumo dos limões e volte a misturar. Adicione também o leite.
Por fim junte alternadamente a mistura de farinha, fermento e bicarbonato peneirados, e as claras batidas em castelo.

Unte uma forma de fundo amovível com margarina e farinha e leve a assar durante 30min a 200º ou até que um palito inserido no meio saia seco.

Deixe o bolo arrefecer e abra-o ao meio e barre com doce de mirtilo.


Bom Apetite.

0 comentários:

Enviar um comentário